Presidente do CREA-RJ Miguel Fernández apresenta no Rio Construção Summit o maior censo profissional já realizado das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências

Compartilhe:

O Presidente do CREA-RJ, engenheiro civil Miguel Fernández, apresentou, nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2025, durante o painel “Do Campus ao Canteiro: Ensino Superior da Engenharia Civil e a Indústria da Construção”, no Rio Construção Summit, o maior censo profissional já realizado nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências pelo Sistema Confea/Crea. Fernández representou o presidente do Confea, engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese, que estava presidindo a sessão plenária do Conselho Federal e não pôde comparecer ao evento. 

Foi a primeira vez que a pesquisa foi apresentada em um evento no estado do Rio de Janeiro. O censo, realizado pela Quaest, entrevistou 48 mil profissionais registrados, das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, com uma confiabilidade de 95% para a amostra geral. A coleta dos dados foi realizada em todos os Estados brasileiros, entre 23 de setembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025. 

“A construção civil é o maior setor das engenharias, infelizmente, nos últimos anos, vem caindo cada vez mais o interesse dos jovens em ingressar na área. A gente precisa reverter esse quadro não só por uma questão corporativista, mas pensando como uma estratégia para o país e para o nosso estado do Rio de Janeiro. O setor das engenharias é o que desenvolve a economia, que oferece à sociedade as suas oportunidades e que defende o meio ambiente. Então, é fundamental que a gente tenha engenheiros e engenheiras qualificados e habilitados para poder trabalhar na área. A mão de obra irregular, ilegal, é que normalmente vai gerar problema ambiental e vai botar a sociedade em risco. Então, a  gente precisa buscar que o jovem volte a se interessar pela Engenharia para que a gente possa cada vez mais avançar com o mercado. Com esta pesquisa e a partir destes dados, a gente consegue nortear estratégias para avançar no nosso setor profissional”, afirmou Miguel Fernández.

O painel foi mediado pelo engenheiro civil Vinicius Benevides, diretor operacional da Dimensional Engenharia e vice-presidente do Sinduscon Rio e contou com a participação do Professor Doutor da Escola Politécnica da USP, engenheiro civil Claudio Tavares de Alencar, e com o Reitor da Universidade Estácio de Sá, economista Flávio Murilo Oliveira de Gouvêa.

“O debate foi riquíssimo. A gente debateu não só os números apresentados pelo presidente do CREA-RJ, Miguel Fernández,  mas também o protagonismo da Engenharia, o desenvolvimento brasileiro e a grade curricular. E como a academia, o setor produtivo e os governos devem interagir  para a inovação e o futuro do país”, disse Benevides.

Benevides acrescentou: “o Rio Construção Summit é o maior evento de conteúdo da construção civil na América Latina, com um público de mais de 10 mil pessoas. Este evento está pautando não só as dores do mercado hoje e os debates sobre as suas soluções, como também o futuro da Engenharia Civil e da construção civil no Rio de Janeiro nos próximos 5 a 10 anos. A construção civil no Rio de Janeiro hoje está iniciando um novo ciclo de retomada de investimentos e aumento de trabalho. A gente está com um novo ciclo de grandes obras, tanto por parte de infraestrutura, do setor público, quanto das concessionárias, do setor privado e também do mercado da construção civil e do desenvolvimento imobiliário. Com o novo plano diretor, o mercado de desenvolvimento imobiliário aqui no Rio de Janeiro cresceu 50% no último ano e a gente tem a expectativa de um crescimento ainda maior em 2025”.

O Sistema Confea/Crea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são autarquias que surgiram a partir do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e são responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. 

O Sistema Confea/Crea é o conjunto formado pelo Confea e pelos Creas atuando de forma associada e coesa em prol da defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais. Hoje são cerca de 1,2 milhão de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências registrados em todo país. 

A pesquisa do Confea pode ser acessada no link: https://www.confea.org.br/midias/uploads-imce/Pesquisa_Quaest_Confea_0.pdf