O engenheiro Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, participou da VIII Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental da UFRJ, ao lado de especialistas de diversos setores para debater sobre o panorama hidrográfico do Rio de Janeiro e a desmistificação da água.
A edição deste ano teve como foco o tema “Futuro Hídrico: um balde de água fria”, a XVIII Semana da Engenharia Ambiental trouxe, de 22 a 25 de agosto, debates sobre o panorama hídrico e abordou diversas realidades relacionadas ao uso e exploração desse recurso essencial, ao mesmo tempo que explora os vínculos culturais que conectam a humanidade ao meio aquático e sua importância fundamental para a biodiversidade.
O evento foi organizado por alunos do curso de engenharia ambiental da UFRJ, assim como acontece tradicionalmente desde 2005.
Durante o evento Miguel recordou seus tempos de estudante na UFRJ depois de 18 anos, já que o evento aconteceu no mesmo auditório o qual teve uma história marcante nos seus tempos de aluno “tive uma participação importante aqui quando ajudei a pressionar a diretoria da escola de engenharia para reformar esse auditório”, relembrou.
Como engenheiro e como professor, Miguel acredita que contribuir para a formação dos estudantes do setor é dever de todos os profissionais da engenharia, “poder estar com os estudantes da UFRJ neste evento foi uma satisfação muito grande”, completou Miguel.